Dúvidas Frequentes

O agronegócio participa com cerca de 22,15% no PIB brasileiro (dado de 2012), ou seja, R$ 821 bilhões, e corresponde a 37% dos empregos gerados no país. O negócio também significa 39% das exportações, sendo que possui um saldo comercial de 79bilhões de dólares em 2012. Atualmente nosso país ocupa notável posição mundial na produção agroindustrial. Ele é o primeiro produtor mundial de café, açúcar e laranja, primeiro exportador mundial de carne bovina e aves, primeiro produtor de cana de açúcar e líder na exportação de açúcar e etanol e o segundo produtor mundial de soja.

Não existe apenas uma melhor maneira para prospecção de novos clientes, mas sim um conjunto de ações que devem ser seguidas de maneira consistente por um profissional de vendas. Podemos, por exemplo, utilizar os eventos relacionados com o nosso setor, como feiras e exposições agropecuárias, para gerar o primeiro contato com os futuros clientes, utilizando fichas de cadastro apropriadas para cada situação. Visitar cooperativas, sindicatos rurais, laticínios, assim como as agências de fomento agropecuário, também pode ajudar no processo de conhecer melhor o seu mercado. Uma técnica, bastante efetiva, é buscar potenciais clientes por meio da indicação de seus atuais clientes. Se eles estiverem satisfeitos com seu trabalho, com certeza terão prazer de indica-lo para seus amigos produtores rurais.”