LIVE: Comissões em Pauta
Canal: YouTube da Farsul
Segundas feiras, das 18h:30 às 19h:10
Mediador: Rodrigo Rizzo – Coordenador Comissões Farsul
Estamos fortalecendo as comissões do Sistema Farsul com lives semanais que trazem para o debate as dificuldades enfrentadas no atual cenário de cada uma das cadeias produtivas.
As comissões do Sistema Farsul estão realizando um projeto piloto com 10 lives semanais, sempre às 18h:30 das segundas feiras. Com duração de 40 minutos, transmitidas pelo YouTube da Farsul. Podendo ser acompanhadas ao vivo ou posteriormente.
Realizamos a primeira live com a Comissão do Meio Ambiente, onde estiveram presentes o Presidente Gedeão Pereira e o Domingos Lopes.
A seguinte foi a da Comissão do Arroz com o Francisco Schardong, Fernando Reichsteiner e o Presidente do SINDARROZ Carlos Eduardo Borba Nunes.
Na próxima segunda feira, dia 08/05 será a vez da Comissão de Apicultura, com Aldo Santos e o Pesquisador da Embrapa Soja Londrina Decio Luiz Gazzoni, com o título “Convivência Harmônica entre Sojicultura e Apicultura”
No dia 15/05 o convidado será Ricardo Santin (ABPA). Contando com as presenças do José Eduardo dos Santos (ASGAV) e Valdecir Folador (ACSURS) 6rtfg
No dia 22 será a vez da comissão de Crédito Rural e Seguro Agrícola.
No dia 29 será a comissão de ovinos.
Em junho vamos ter live com as comissões do leite e derivados, da pecuária de corte entre outras.
Próxima live: 8 de maio (Segunda-Feira), às 18h30
Onde: canal da Farsul no YouTube
Endereço: www.youtube.com/farsul
O rebanho bovino do Rio Grande do Sul tem uma taxa de desmame de, em média, 56%. Este índice está bem abaixo do ideal, de acordo com o técnico do Departamento de Apoio Estratégico do Serviço de Aprendizagem Rural (Senar-RS), Pedro Rodrigues. “Devemos chegar perto de 80% para o sistema de cria pecuário se tornar competitivo”, explica. Visando colaborar com a eficácia produtiva, o Senar-RS realiza, nos dias 13 e 14 de outubro, em Boa Vista das Missões, o evento “De Onde Virão os Terneiros?”, parte da 111º etapa do Fórum Permanente do Agronegócio.
Serão dois dias inteiros de programação para produtores, técnicos e estudantes. No primeiro, ocorre o Dia de Campo, com a visitação de três propriedades rurais da região, onde os proprietários compartilham informações sobre manejo, potencialidades e dificuldades. No segundo dia, as atividades giram em torno do seminário, dividido em cinco palestras e duas mesas redondas sobre temas que envolvem rodeios de cria, otimização do uso da terra via integração lavoura-pecuária, sistemas forrageiros e controle de carrapato.
“Passaremos um dia em locais com perfis bem distintos, mas com metas parecidas, voltadas à intensificação e melhoria dos índices reprodutivos; em conjunto com os debates, a ideia é levar conhecimento sobre como produzir mais e melhores terneiros, aprimorando a rentabilidade dos pequenos e médios produtores rurais”, resume o técnico Pedro Rodrigues.
O evento
O fórum “De Onde Virão os Terneiros?” é realizado pelo Senar-RS e Farsul desde 2012 e tem apoio da Casa Rural e do Sindicato Rural. De lá para cá, já somam 29 etapas em 17 municípios gaúchos, atingindo um público aproximado de 7.500 pessoas. Por isso, é considerado um dos principais eventos de pecuária de corte do Estado.
Serviço: “De Onde Virão os Terneiros?”
Quando: 13 e 14 de outubro, em Boa Vista das Missões
Inscrições até 12 de outubro: http://www.senar-rs.com.br/inscricao/
Clique aqui para acessar a programação completa.
Programação:
13/10: Dia de Campo
8h - Fazenda Librelotto, propriedade de Ivonei Librelotto (BR 386 Km 76 - Boa Vista das Missões/RS)
12h - Almoço* - Clube Atlético Boa Vista
14h - Fazenda Três Capões, propriedade de Flávio Fialho Velho (BR 468 Km 7 – Três Capões – Palmeira das Missões)
15h30 - Fazenda Guatambu, propriedade de Luiz José Fialho Velho (BR 468 Km 7 – Três Capões – Palmeira das Missões)
17h - Encerramento
* Almoço sem custo aos participantes.
14/10: Seminário
8h - Cadastramento
8h15min - Abertura oficial
8h30min - Rodeios de cria: a base da pecuária sustentável (com o Professor José Fernando Piva Lobato, PhD do Departamento de Zootecnia da Faculdade de Agronomia da UFRGS)
10h - Intervalo
10h15min - Otimização do uso da terra via integração lavoura pecuária (com Giovane Faé, da Embrapa Trigo)
11h - Planejamento forrageiro para sistemas de cria (com Cristiano Gotuzzo, engenheiro agrônomo no Geoplan Soluções em Agronegócio e instrutor do Senar-RS)
11h45 - Mesa Redonda para discussão
12h30min - Almoço*
14h00 - Recria intensiva e cria eficiente para produzir mais e melhores terneiros (com Ricardo Zambarda Vaz, do Departamento de Zootecnia da UFSM, Campus de Palmeira das Missões)
15h30 - Manejos auxiliares e de controle do carrapato: experiências práticas da ATeG - Assistência Técnica e Gerencial do Senar-RS (com o médico veterinário Iuri Pioly Marmitt, Supervisor de campo da ATeG - Gestão Avançada Consultores Ltda)
16h30 - Mesa redonda para discussão
17h - Encerramento
*Almoço gratuito no local
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Luísa Santini
Padrinho Agência de Conteúdo
(51) 9.9928-8882
luisa@padrinhoconteudo.com
Senar-RS leva a Uruguaiana nova etapa do Fórum ‘De onde virão os terneiros?’
Seminário e dia de campo serão realizados nos dias 28 e 29 deste mês
Os pecuaristas que já vêm enfrentando os prejuízos trazidos pela seca - como menor oferta de pasto e a queda da qualidade nutricional do volumoso - têm outro desafio pela frente: manter o desempenho do rebanho durante o inverno.
Para evitar ou reduzir os impactos reprodutivos ou no peso do gado durante a temporada mais fria, o planejamento é fundamental. E o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) estará ao lado do produtor nesse momento, realizando a segunda edição do Fórum “De onde Virão os Terneiros” de 2022. O evento ocorre dias 28 e 29 de abril, em Uruguaiana, na Fronteira Oeste do Estado.
Três propriedades rurais, duas de Uruguaiana e uma da vizinha Barra do Quaraí, consideradas destaques dentro da realidade regional serão visitadas no Dia de Campo, que abre a programação. Na manhã seguinte, começa o Seminário, com cinco palestras relacionadas com as necessidades locais. Nesta edição, cria e recria e manejo de pastagens serão alguns dos temas em foco.
"O Dia de Campo é o que baseia e orienta as palestras [do Seminário], cujos assuntos vão ao encontro a realidade dos produtores da região.O inverno é sempre uma preocupação no Rio Grande do Sul. ter um planejamento na propriedade, como ajustes de carga dos animais, implantação e manejo das pastagens de inverno é fundamental", afirma o técnico em Formação Profissional Rural do Senar-RS, Pedro Faraco.
Interessados em participar do Fórum “De onde virão os terneiros” podem se inscrever no com o Sindicato Rural de Uruguaiana, pelo (55) 3412-4190. Confira, abaixo, a programação.
Programação Dia de Campo - 28 de abril
7h45 - Estância Rivalta - De Martha Machado (Estrada Passo do Leão, Capivari)
10h - Cabanha Rincon Del Sarandy - De Sucessão Neco Tellechea (Estrada Passo do Leão, Sarandy)
13h - Almoço* - Estância São Pedro
14h30 - Estância São Pedro - De Grupo Ceolin (BR 472, km 635, Barra do Quaraí)
17h - Encerramento
custo ao participante
Programação Seminário - 29 de abril
(Salão de Eventos do Parque Agrícola e Pastoril)
8h - Cadastramento
8h15 - Abertura Oficial
8h30 - Rodeios de cria: a base da pecuária sustentável - Prof. José Fernando Piva Lobato, Ph.D, do Departamento de Zootecnia, Faculdade de Agronomia (UFRGS)
10h - Intervalo
10h15 - Intensificação sustentável da pecuária de cria - Eng. Agr. Cristiano Costalunga Gotuzzo, Instrutor do Senar-RS (Cooplib)
11h - Benefícios da integração lavoura-pastos-pecuária - Eng. Agr. Luciano Pinzon Brauwers, do Programa de Pós Graduação Ciência do Solo (UFRGS)
11h45 - Mesa redonda
12h30 - Almoço*
14h - Recria e eficiência reprodutiva em contextos de variabilidades climáticas - Juan Manuel Soares De Lima, PhD, de INIA Tacuarembó (Uruguay)
15h30- Perdas por Doenças Reprodutivas e Infestação de Carrapatos - Iuri Pioly Marmitt, Me., supervisor de campo da ATeG (Gestão Avançada Consultores Ltda)
16h30 - Mesa redonda
17h - Encerramento
*O almoço, sem custo ao participante, ocorrerá no local
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Tatiana Py Dutra
Padrinho Conteúdo e Assessoria
(51) 98035-3303
tatianapydutra@padrinhoconteudo.com
Seminário e Dia de Campo terão foco na redução de perdas trazidas pela estiagem
107ª etapa do evento será realizada nos dias 17 e 18 de março
A diminuição da oferta de pasto e a queda da qualidade nutricional do volumoso, em função da seca, já se reflete em menor ganho de peso e no desempenho do rebanho bovino gaúcho. O racionamento de água e comida também pode impactar o desempenho reprodutivo das vacas e dos terneiros que ainda amamentam e estão em fase de desenvolvimento. O quadro é delicado, mas também apropriado para traçar estratégias que permitam reduzir as perdas.
Nesse cenário, chega a primeira edição de 2022 do Fórum “De onde Virão os Terneiros”, que chega à sua 107ª etapa. O evento será realizado nos dias 17 e 18 de março, em Santiago, na região Centro do Estado.
“O evento chega em momento apropriado. Claro, o ideal é antecipar qualquer problema para evitar prejuízos, mas ainda dá tempo para traçar estratégias para reduzir impactos que essa estiagem está trazendo para o produtor. Então, vamos tratar de temas como suplementação, sobre formas de substituição [alimentar] frente à baixa oferta de pastagens. Já que não há mais pasto em alguns locais, a gente está fadado já em feno, silagens, são estratégias par”, avalia o técnico em Formação Profissional Rural do Senar-RS, Pedro Faraco.
Como já é tradicional, o primeiro dia de atividades consistirá na visitação de três propriedades rurais do município. Elas são consideradas destaques dentro da realidade da região e cujas práticas possam inspirar os demais participantes
“Lá, vamos mostrar modelos produtivos, sistemas de produção que os visitantes podem aplicar em suas realidades”, antecipa Faraco.
O segundo dia de evento é composto por palestras e mesas redondas sobre temas considerados cruciais para os produtores regionais ligados ao Sindicato Rural de Santiago, como manejo sanitário, alimentação, cria e recria. Os palestrantes são professores e pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
“Em um momento delicado, é importante reduzir as perdas usando estratégias, planejamentos e tecnologias que estão aí para auxiliar o produtor”, resume Faraco.
Os produtores interessados em participar podem entrar em contato com o Sindicato Rural de Santiago pelo (55) 3251-2122.
107ª ETAPA FÓRUM PERMANENTE DO AGRONEGÓCIO - DE ONDE VIRÃO OS TERNEIROS?
Informações: Sindicato Rural de Santiago, (55) 3251-2122
Programação Dia de Campo - 17 de março
8h - Fazenda Capão do Leão - Propriedade de Carlos Alvim de Oliveira (BR-287, Km 418, 4º Distrito)
10h - Fazenda Querência - Propriedade de Lúcio Rigon Stacowski (BR-287, Km 414)
12h - Almoço no Parque de Exposições Sylvio Ferreira Aquino (BR-287, Km 413)*
14h30 - Agropecuária Jacarandá - Propriedade de Douglas Uberti Rebelo (RS-377, Estrada Florida)
17h - Encerramento
Programação Seminário - 18 de março
(Grêmio de Subtenentes e Sargentos Guarnição Santiago)
8h - Cadastramento
8h15 - Abertura oficial
8h30 - "Rodeios de cria: a base da pecuária sustentável" - Prof. José Fernando Piva Lobato, Ph.D, do Departamento de Zootecnia da Faculdade de Agronomia da UFRGS
10h - Intervalo
10h15 - "Intensificação sustentável da pecuária de cria" - Eng. Agr. Cristiano Gotuzzo, instrutor do Senar-RS (Cooplib)
11h - "Benefícios da integração lavoura-pastos-pecuária" - Profa. Dra. Amanda Posselt, do Departamento de Solos da UFRGS
11h45 - Mesa redonda - Primeiro painel
12h30 - Almoço*
14h - "Eficiência na recria visando mais e melhores terneiros" - Prof. Dr. Ricardo Zambarda Vaz, do Departamento de Zootecnia da UFSM, campus de Palmeira das Missões
14h45 - "Manejos auxiliares e de controle do carrapato: experiências práticas da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar-RS" - Med. Vet Iuru Pioly Marmitt (Me),supervisor de campo da ATeG (Gestão Avançada Consultores Ltda)
15h30 - Mesa redonda - Segundo Painel
17h - Encerramento
*Almoço gratuito no local
Fonte: senar-rs.com.br – Assessoria de Comunicação
Iniciativa do Senar-RS, evento sobre eficiência reprodutiva na pecuária será realizado em Pedras Altas, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro
Em 2020 a pandemia exigiu que o fórum "De onde Virão os Terneiros" ocorresse de forma virtual. Mas este ano, a melhora do quadro sanitário da Covid-19 permitiu que o evento fosse realizado presencialmente e no formato original: dedicando um dia para seminário e outro para um Dia de Campo. A 104ª etapa já tem data marcada - 30 de setembro e 1º de outubro, em Pedras Altas, ao Sul do Estado - e as inscrições podem ser feitas no e-mail eventos@senar-rs.com.br. O evento é gratuito.
Realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS), o fórum tem como público alvo produtores rurais, técnicos e estudantes de ciências agrárias, interessados em aumentar a eficiência reprodutiva do rebanho adotando estratégias para aumentar a taxa de prenhez das vacas e reduzir a idade de primeiro serviço das novilhas para dois anos.
No primeiro dia de atividades, os participantes participam de um Dia de Campo em propriedades consideradas modelo na produção de bovinos de corte pelo Senar-RS. Lá, proprietários e técnicos dividem informações sobre sistema de produção, manejo, potencialidades e dificuldades. No dia seguinte, professores universitários e técnicos ministram palestra sobre temas relevantes para os produtores da região.
O evento
O fórum "De onde virão os terneiros?" foi criado pelo Senar-RS em 2012. De lá para cá, teve 22 etapas realizadas em 16 municípios gaúchos, atingindo um público de 6.378 pessoas. Por isso, já é considerado um dos principais eventos de pecuária de corte do Rio Grande do Sul.
Realizado pelo Senar-RS, o evento é uma promoção de Farsul e Casa Rural, com apoio dos departamentos de Solos e Zootecnia da UFRGS e do Sindicato Rural de Pedras Altas.
DE ONDE VIRÃO OS TERNEIROS - PEDRAS ALTAS (RS)
Quando: 30 de setembro e 1º de outubro
Informações e inscrições: eventos@senar-rs.com.br e pelo telefone do Sindicato Rural de Pedras Altas, (53) 98457-7741
PROGRAMAÇÃO
30/09
DIA DE CAMPO
9h - Estância São Carlos, propriedade de Carlos Santos Silveira de Àvila, na localidade de São Diogo
12h - Almoço*
13h - Estância Santa Maria, Sucessão Sérgio Souza Fernandes, na localidade de Lagões
17h30 - Encerramento
01/10
SEMINÁRIO
CTG Sentinela de Pedras Altas (Av. Basileu Azeredo, 652)
8h - Cadastramento
8h15 - Abertura
8h30 - "A necessária eficiência reprodutiva dos rodeios de cria" - Professor José Fernando Piva Lobato, Ph.D, do Departamento de Zootecnia da UFRGS
10h - "Intensificação sustentável da pecuária de cria" - Eng. Agr. Cristiano Gotuzzo, Instrutor do Senar-RS - Cooplib
10h50 - Intervalo
11h - "Benefícios da integração lavoura - pastos - pecuária"- Profª Drª Amanda Posselt
12h - Mesa Redonda - Primeiro Painel. Professor Luiz Fernando Cirne Lima (mediador)
12h30 - Almoço*
14h - "Otimização das pastagens com uso de suplementos" - Profª Drª Luciana Potter, do
Departamento de Zootecnia da UFSM
14h50 - "Ferramentas genéticas aplicadas à produção dos terneiros", Médico veterinário Bruno Teixeira (Dr.), instrutor do Senar-RS - Cooplib
15h40min - Intervalo
16h - "Manejos auxiliares e de controle do carrapato: experiências práticas de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar-RS" - Médico veterinário Iuri Pioly Marmitt (Me), supervisor de campo da ATeG - Gestão Avançada de Construções Ltda
17h20 - Mesa Redonda - Segundo Painel. Professor Luiz Fernando Cirne Lima (mediador)
18h - Encerramento
*Almoço gratuito no local